Colégio Marista Londrina investe na metodologia OPEE

Colégio Marista Londrina investe na metodologia OPEE  visando o desenvolvimento integral dos seus alunos.

Um dos grandes desafios educacionais é formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, dando-lhes suporte para tomar as decisões mais acertadas ao longo de sua vida.

Ao que diz respeito à formação acadêmica, família e escola precisam estar atentas e dialogar de forma clara e contínua, para que o desenvolvimento do aluno não seja meramente intelectual, mas contribua no desenvolvimento integral gerando pessoas diferenciadas, equilibradas, proativas e capazes de intervir na transformação do espaço onde vivem.

Leo Fraiman criou a Metodologia OPEE há mais de uma década. Ele idealizou um trabalho de educação com foco na construção de projetos de vida, sustentado em eixos fundamentais para a formação humana, como o autoconhecimento, a inteligência emocional e a atitude empreendedora. No Colégio Marista Londrina, a proposta é desenvolvida nas salas de aula do Ensino Fundamental II, desde o ano passado, em diversas disciplinas, com professores preparados para desenvolver os projetos, que têm alcançado ótimos resultados. Sob a orientação da Professora Vanderlene Marafão, Assessora Pedagógica da OPEE, os professores puderam, durante a semana de formação e planejamento, conhecer com mais profundidade a riqueza da metodologia e planejar suas intervenções junto aos alunos para o corrente ano.

A OPEE propõe um olhar mais amplo para a vida do aluno, de maneira que ele aprenda e adquira conhecimentos que resultem em experiências de vida. Tem o objetivo de instigar o aluno na construção do seu projeto de vida e tomar consciência do seu compromisso com a sustentabilidade da vida no planeta.

A equipe de Professores, responsável pela condução da metodologia, conta com a participação dos seus pares no desenvolvimento desse projeto e solicita a participação das famílias para que contribuam na construção de uma cidadania responsável.