Educação Infantil
Projetos de Investigação
A partir de uma situação-problema com potencial para aprendizagens cognitivas, afetivas, físicas, sociais e metafóricas, as crianças levantam hipóteses de soluções, pensam em meios e recursos para resolvê-la, realizam experimentações, buscam respostas, constroem conhecimentos e avaliam e socializam aprendizagens.
Espaços de Aprendizagem
A organização dos espaços comunica como a criança é entendida, os interesses, as interações e relações que nele acontecem, os papéis estabelecidos, as propostas de trabalho, a estética, o currículo, a relação com o tempo, entre tantas outras mensagens, bem como é linguagem condicionante e, com isso, fator determinante para a construção da Cultura da Infância.
Acolhida e Relações Solidárias
A criança demonstra atitudes de acolhida, de solidariedade e sensibilidade para o fortalecimento de vínculos, reconhecendo-se como integrante das relações sociais e participante delas em relação à natureza, percebendo as diferenças interpessoais para vivenciar a experiência de conviver
num ambiente ético e fraterno.
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Projetos de Intervenção Social
O Projeto de Intervenção Social (PIS) constitui-se como uma situação de aprendizagem que potencializa vivências significativas de protagonismos compartilhados entre estudantes, professores e saberes. Todos são convidados a fazerem uma leitura da realidade, para irem ao encontro das situações apresentadas no entorno/contexto sócio-histórico em que vivem. A partir disso, eles são motivados a pensarem em soluções viáveis, criativas e promotoras do bem comum a fim de executá-las, exercendo, assim, seu papel no mundo.
Produção de textos
As produções de textos são trabalhadas de forma interdisciplinar, desde o período da alfabetização, a partir de uma sequência de atividades que promovem a aprendizagem significativa dos gêneros textuais, colocando as crianças em situações reais de uso da língua. Além disso, busca-se a aprendizagem pelo erro, uma vez que os alunos podem reescrever seus textos a partir de correções prévias, tornando a avaliação mais processual.
Espaços de aprendizagem
A escola e seu entorno é local que comunica e ensina. Portanto, as crianças são levadas a diversos espaços repletos de múltiplas linguagens, como os ambientes virtuais de aprendizagem, trabalho por estações em sala de aula, espaços específicos para jogos e leitura. Além disso, muitos trabalhos de campo propiciam uma articulação entre os saberes escolares e a realidade dos nossos alunos.
Ensino Fundamental – Anos Finais
Trailer Literário
Neste projeto, os alunos do Ensino Médio produzem vídeos para despertar a atenção de novos leitores para epopeias literárias. Além do contato com linguagens audiovisuais, o Trailer Literário estimula a curiosidade e a comunicação dos jovens.
Eu sou o escritor do Whatsapp
Textos produzidos pelos alunos no aplicativo exercitam a comunicação e possibilitam o contato com enriquecedoras significações.
Variação Linguística e o Processo Linguístico
Ao entrarem em contato com as diversas variantes linguísticas do Brasil, compreendendo seu processo de formação, as crianças aprendem a respeitar as diferenças e a dialogar com o outro de forma igual.
Prevenção à prática do Bullying
A iniciativa busca reforçar os laços de amizade e acolhida entre os alunos. Por meio da confecção de cartazes, eles são conscientizados a respeito de problemas relacionados ao Bullying e formas de combatê-lo.
Gravação de Vídeos
O contato com a linguagem audiovisual estimula uma nova forma de comunicação entre os alunos. A partir de estudos e de visitas a diversos locais, eles registram em vídeo as situações vivenciadas.
Ensino Médio
Meninos de Rua x Meninos na Rua
A partir da leitura do texto “De quem são os meninos de rua”, de Marina Colassanti, os alunos produzem um texto do gênero de sua escolha para gerar o debate e a reflexão na sala de aula. Ao trabalharem o valor semântico dessa escrita, eles passam a produzir mensagens de solidariedade e a propor formas de resolver ou minimizar problemas sociais.
Circuito Projeto de Vida
O Circuito Projeto de Vida é um projeto pedagógico-pastoral cujo objetivo é fazer com que os alunos se sintam acolhidos e convidados a descobrir seus talentos. Durante as atividades, são debatidos temas como carreira, família e amizade.
Programa de Orientação Profissional
O Programa de Orientação Profissional é um momento de sensibilização e de diálogo com os alunos para que façam escolhas mais conscientes na sua carreira. A iniciativa leva em consideração as dificuldades próprias da adolescência, as atitudes e as habilidades dos jovens para que possam desenvolver uma identidade única e concretizar seus projetos de vida.
Preparação para o Exame Enem
O impacto do Enem no ingresso às universidades é incontestável. Ciente disso, o colégio promove atividades extracurriculares com aulas específicas para que os alunos desenvolvam as competências e habilidades requeridas para o Enem desde a 1ª série. Além dos simulados EnemPedagógico, o projeto Produção de Texto para o Enem reforça os elementos para a construção do texto dissertativo-argumentativo.
Preparação para avaliações do PAS (Programa de Avaliação Seriada)
No PAS – um modelo adotado para o ingresso em universidades como UEPG, UEM, UNB (DF) e UFSM (RS) – os alunos são avaliados ao longo das três séries e a média das provas resulta na classificação. O Marista de Londrina disponibiliza um material exclusivo e horários no contraturno para prepará-los para a avaliação. A excelência desta preparação tem gerado resultados expressivos, mesmo nos cursos mais concorridos.
Período Integral
Experimentar, rolar na grama, falar outra língua, se desafiar e conectar o corpo e mente!
No Período Integral os alunos ampliam suas fronteiras de aprendizagem com orientação de professores dedicados, ampliam o estudo da língua inglesa, participam de atividades físicas e artísticas, fazem as tarefas de casa, questionam o mundo por meio de projetos e ainda sobra tempo para descansar e se divertir em um espaço acolhedor.
Vamos Mexer?
Os alunos são estimulados a descobrir formas de aprender com movimento, desenvolvendo a expressão corporal, espírito de coletividade e cooperação. E fazem isto através de esportes coletivos, esportes internacionais, práticas alternativas de ginástica, dança, jogos cognitivos e brincadeiras de pátio.
Confira algumas das modalidades oferecidas:
Circuitos de motores; pega-pega; queimada; esconde-esconde; basquete; futsal; handebol; voleibol; atletismo; judô; raquetes variadas; bastões; Ginástica artística e rítmica; equilíbrio; swing poie flag; balanço; jogos cooperativos; cognitivos; danças circulares; dança criativa; jogos teatrais; badminton; tênis; tênis de mesa; Ginástica acrobática; malabares; slackline; pernas de pau; acrobacias; Esgrima; vôlei sentado; goalball; bocha; futebol de 5; pilates; Ioga; xadrez; dama; resta um; trilha; ludo; imagem e ação.
New Opportunities!
Aluno do integral tem mais horas de inglês! Com 4 horas de Marista Idiomas e 2 horas de aulas de Cambridge International, o objetivo do programa vai além do aprendizado de uma segunda língua, ele desenvolve atributos como: confiança, responsabilidade, reflexão, inovação e engajamento dentro de contextos globais.
A proposta é pensar e discutir sobre:
- ICT – Information and Communications Technology: qual o impacto da tecnologia no dia a dia das pessoas?
- Global Perspectives: entendendo vários pontos de vista (pessoal, local e global) como manter-se saudável e seguro, compartilhar o planeta, mundo do trabalho, viver no exterior, entre outros.
Conectando com afeto
Cada dia do Período Integral vem com uma proposta diferente, uma acolhida carinhosa e um novas histórias pra contar!
Descubra o Período Integral. Aguardamos sua visita! https://londrina.colegiosmaristas.com.br/agende-sua-visita/
O Período Integral está disponível da Educação Infantil IV ao 6° ano do Fundamental. Entre em contato com o colégio e consulte horários e valores:
Telefone: (43) 3374-3600
Londrina
O Período Integral e Semi-Integral está disponível para as seguintes turmas, nos horários abaixo:
Da Educação Infantil IV ao 6° ano do Fundamental
- Manhã: 8h às 12h ou 13h
- Tarde: 13h30 às 17h30