Agende sua visita

Projetos Pedagógicos

Projetos de Investigação

A partir de uma situação-problema com potencial para aprendizagens cognitivas, afetivas, físicas, sociais e metafóricas, as crianças levantam hipóteses de soluções, pensam em meios e recursos para resolvê-la, realizam experimentações, buscam respostas, constroem conhecimentos e avaliam e socializam aprendizagens.

Espaços de Aprendizagem

A organização dos espaços comunica como a criança é entendida, os interesses, as interações e relações que nele acontecem, os papéis estabelecidos, as propostas de trabalho, a estética, o currículo, a relação com o tempo, entre tantas outras mensagens, bem como é linguagem condicionante e, com isso, fator determinante para a construção da Cultura da Infância.

Acolhida e Relações Solidárias

A criança demonstra atitudes de acolhida, de solidariedade e sensibilidade para o fortalecimento de vínculos, reconhecendo-se como integrante das relações sociais e participante delas em relação à natureza, percebendo as diferenças interpessoais para vivenciar a experiência de conviver
num ambiente ético e fraterno.

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Projetos de Intervenção Social

O Projeto de Intervenção Social (PIS) constitui-se como uma situação de aprendizagem que potencializa vivências significativas de protagonismos compartilhados entre estudantes, professores e saberes. Todos são convidados a fazerem uma leitura da realidade, para irem ao encontro das situações apresentadas no entorno/contexto sócio-histórico em que vivem. A partir disso, eles são motivados a pensarem em soluções viáveis, criativas e promotoras do bem comum a fim de executá-las, exercendo, assim, seu papel no mundo.

Produção de textos

As produções de textos são trabalhadas de forma interdisciplinar, desde o período da alfabetização, a partir de uma sequência de atividades que promovem a aprendizagem significativa dos gêneros textuais, colocando as crianças em situações reais de uso da língua. Além disso, busca-se a aprendizagem pelo erro, uma vez que os alunos podem reescrever seus textos a partir de correções prévias, tornando a avaliação mais processual.

Espaços de aprendizagem

A escola e seu entorno é local que comunica e ensina. Portanto, as crianças são levadas a diversos espaços repletos de múltiplas linguagens, como os ambientes virtuais de aprendizagem, trabalho por estações em sala de aula, espaços específicos para jogos e leitura. Além disso, muitos trabalhos de campo propiciam uma articulação entre os saberes escolares e a realidade dos nossos alunos.

Ensino Fundamental – Anos Finais

Trailer Literário

Neste projeto, os alunos do Ensino Médio produzem vídeos para despertar a atenção de novos leitores para epopeias literárias. Além do contato com linguagens audiovisuais, o Trailer Literário estimula a curiosidade e a comunicação dos jovens.

Eu sou o escritor do Whatsapp

Textos produzidos pelos alunos no aplicativo exercitam a comunicação e possibilitam o contato com enriquecedoras significações.

Variação Linguística e o Processo Linguístico

Ao entrarem em contato com as diversas variantes linguísticas do Brasil, compreendendo seu processo de formação, as crianças aprendem a respeitar as diferenças e a dialogar com o outro de forma igual.

Prevenção à prática do Bullying

A iniciativa busca reforçar os laços de amizade e acolhida entre os alunos. Por meio da confecção de cartazes, eles são conscientizados a respeito de problemas relacionados ao Bullying e formas de combatê-lo.

Gravação de Vídeos

O contato com a linguagem audiovisual estimula uma nova forma de comunicação entre os alunos. A partir de estudos e de visitas a diversos locais, eles registram em vídeo as situações vivenciadas.

Meninos de Rua x Meninos na Rua

A partir da leitura do texto “De quem são os meninos de rua”, de Marina Colassanti, os alunos produzem um texto do gênero de sua escolha para gerar o debate e a reflexão na sala de aula. Ao trabalharem o valor semântico dessa escrita, eles passam a produzir mensagens de solidariedade e a propor formas de resolver ou minimizar problemas sociais.

Circuito Projeto de Vida

O Circuito Projeto de Vida é um projeto pedagógico-pastoral cujo objetivo é fazer com que os alunos se sintam acolhidos e convidados a descobrir seus talentos. Durante as atividades, são debatidos temas como carreira, família e amizade.

Programa de Orientação Profissional

O Programa de Orientação Profissional é um momento de sensibilização e de diálogo com os alunos para que façam escolhas mais conscientes na sua carreira. A iniciativa leva em consideração as dificuldades próprias da adolescência, as atitudes e as habilidades dos jovens para que possam desenvolver uma identidade única e concretizar seus projetos de vida.

Preparação para o Exame Enem

O impacto do Enem no ingresso às universidades é incontestável. Ciente disso, o colégio promove atividades extracurriculares com aulas específicas para que os alunos desenvolvam as competências e habilidades requeridas para o Enem desde a 1ª série. Além dos simulados EnemPedagógico, o projeto Produção de Texto para o Enem reforça os elementos para a construção do texto dissertativo-argumentativo.

Preparação para avaliações do PAS (Programa de Avaliação Seriada)

No PAS – um modelo adotado para o ingresso em universidades como UEPG, UEM, UNB (DF) e UFSM (RS) – os alunos são avaliados ao longo das três séries e a média das provas resulta na classificação. O Marista de Londrina disponibiliza um material exclusivo e horários no contraturno para prepará-los para a avaliação. A excelência desta preparação tem gerado resultados expressivos, mesmo nos cursos mais concorridos.