Agende sua visita

Projetos Pedagógicos

Projetos de Investigação

Criam condições para que as crianças pensem por si mesmas, elaborando e investigando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. Por meio da investigação, elas percebem o mundo como uma reinvenção e fonte de inovação contínuas.

Teatro da Educação Infantil

Anualmente, o Teatro da Educação Infantil envolve crianças de 2 a 6 anos numa apresentação às famílias e à comunidade escolar. Os pequenos atores são os protagonistas do evento durante todo o processo: da criação da história e dos personagens, elaboração do figurino, cenário, criação de coreografias até o envio dos convites.

Acolhida

Todos os dias, as crianças vivenciam um momento de acolhida realizado em conjunto com a professora. Todos se abraçam, desejam um “bom dia” ou “boa tarde”, cantam músicas e fazem uma oração. Uma vez por mês, este momento de acolhida acontece no pátio do colégio junto com a família.

Sequência Didática: Horta

Na Educação Infantil, existe um espaço chamado “ambiente da estufa”, com diversos canteiros para plantio. Junto com a professora, as crianças vão até a estufa para decidir sobre o que plantar e qual a melhor época do ano para alguns cultivos. Ao acompanharem o crescimento de suas plantações, elas aprendem conceitos fundamentais de consciência planetária.

Sequência Didática: Páscoa

Durante o período que antecede a Páscoa, as crianças desenvolvem trabalhos artísticos, ouvem histórias e começam a compreender e vivenciar valores como a solidariedade, enquanto se apropriam do real significado da Páscoa.

Laboratório de Ciências

Sempre que as crianças iniciam algum tema relacionado à Ciência, elas investigam os fatos e formulam hipóteses que serão testadas por meio de textos e aulas práticas no laboratório.

Padrinho e Madrinha

Toda vez que uma criança está com dificuldade nos relacionamentos e sentindo-se isolada, as crianças e a professora nomeiam um padrinho ou uma madrinha que irá ajudá-la a se sentir acolhida e a se integrar com todo o grupo.

Feira da Matemática

Uma feira criada para ensinar conceitos matemáticos e incentivar a solidariedade e o protagonismo: tudo o que é arrecadado na feira é encaminhado para organizações sociais escolhidas pelas crianças.

Trabalho sobre o Lixo

Um projeto que reforça a importância de uma consciência planetária. Os brinquedos produzidos com materiais recicláveis pelas próprias crianças são uma forma de evidenciar conceitos como consumo responsável e respeito ao meio ambiente.

Escuta Ativa das Professoras

O protagonismo e a participação dos alunos são o ponto fundamental desta prática. Sugestões, contribuições e ideias são trabalhadas em conjunto e desenvolvem a comunicação e a escuta.

Trailer Literário

Neste projeto, os alunos do Ensino Médio produzem vídeos para despertar a atenção de novos leitores para epopeias literárias. Além do contato com linguagens audiovisuais, o Trailer Literário estimula a curiosidade e a comunicação dos jovens.

Eu sou o escritor do Whatsapp

Textos produzidos pelos alunos no aplicativo exercitam a comunicação e possibilitam o contato com enriquecedoras significações.

Variação Linguística e o Processo Linguístico

Ao entrarem em contato com as diversas variantes linguísticas do Brasil, compreendendo seu processo de formação, as crianças aprendem a respeitar as diferenças e a dialogar com o outro de forma igual.

Prevenção à prática do Bullying

A iniciativa busca reforçar os laços de amizade e acolhida entre os alunos. Por meio da confecção de cartazes, eles são conscientizados a respeito de problemas relacionados ao Bullying e formas de combatê-lo.

Gravação de Vídeos

O contato com a linguagem audiovisual estimula uma nova forma de comunicação entre os alunos. A partir de estudos e de visitas a diversos locais, eles registram em vídeo as situações vivenciadas.

Meninos de Rua x Meninos na Rua

A partir da leitura do texto “De quem são os meninos de rua”, de Marina Colassanti, os alunos produzem um texto do gênero de sua escolha para gerar o debate e a reflexão na sala de aula. Ao trabalharem o valor semântico dessa escrita, eles passam a produzir mensagens de solidariedade e a propor formas de resolver ou minimizar problemas sociais.

Circuito Projeto de Vida

O Circuito Projeto de Vida é um projeto pedagógico-pastoral cujo objetivo é fazer com que os alunos se sintam acolhidos e convidados a descobrir seus talentos. Durante as atividades, são debatidos temas como carreira, família e amizade.

Programa de Orientação Profissional

O Programa de Orientação Profissional é um momento de sensibilização e de diálogo com os alunos para que façam escolhas mais conscientes na sua carreira. A iniciativa leva em consideração as dificuldades próprias da adolescência, as atitudes e as habilidades dos jovens para que possam desenvolver uma identidade única e concretizar seus projetos de vida.

Preparação para o Exame Enem

O impacto do Enem no ingresso às universidades é incontestável. Ciente disso, o colégio promove atividades extracurriculares com aulas específicas para que os alunos desenvolvam as competências e habilidades requeridas para o Enem desde a 1ª série. Além dos simulados EnemPedagógico, o projeto Produção de Texto para o Enem reforça os elementos para a construção do texto dissertativo-argumentativo.

Preparação para avaliações do PAS (Programa de Avaliação Seriada)

No PAS – um modelo adotado para o ingresso em universidades como UEPG, UEM, UNB (DF) e UFSM (RS) – os alunos são avaliados ao longo das três séries e a média das provas resulta na classificação. O Marista de Londrina disponibiliza um material exclusivo e horários no contraturno para prepará-los para a avaliação. A excelência desta preparação tem gerado resultados expressivos, mesmo nos cursos mais concorridos.