Trabalho com o livro “Mas será que nasceria a macieira?”

“Mas será que nasceria a macieira?”

O que se pode ler?

Às vezes ainda temos a ideia de que podemos ler apenas um texto escrito.

O trabalho com o livro “Mas será que nasceria a maceira?” trouxe aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I a ideia de que leitura é muito mais do que ler palavras: podemos ler uma imagem, uma pintura, uma paisagem, uma pessoa, um olhar…

Os alunos fizeram a experiência de ler um texto não verbal. E como as crianças têm olhos sensíveis aos detalhes!

O livro, que trata da história de uma menina, de uma macieira e de um lugar, proporcionou muitas reflexões.

Dando continuidade ao trabalho com o gênero história em quadrinhos, os alunos produziram balões e onomatopeias relacionadas ao livro, digitaram essas produções no laboratório de informática e, por fim, acrescentaram esses elementos ao livro em um significativo momento em família na biblioteca do colégio.

Além do trabalho com as crianças, professoras e alunos envolveram a família em uma reflexão:

– Quais sementes vocês estão lançando na vida de seus filhos?

– Como vocês cuidam dessas sementes?

– Quais frutos vocês esperam colher na vida de seu filho?

Os alunos foram levados a pensar em que tipo de semente eles plantam em sua vida e na vida das pessoas que estão ao seu redor. Plantamos sementes boas? Se plantarmos amor, colheremos amor!

As crianças refletiram sobre o fato de que a semente, sozinha, não é o suficiente para que nasça uma macieira, mas é preciso o cuidado, todos os dias. Assim, em nossa vida, quando plantamos boas sementes em nosso coração e no coração das pessoas, precisamos ter cuidado para que elas cresçam e deem frutos.

Os pais escreveram em uma maçã os frutos que mais desejam colher na vida de seus filhos. As crianças escreveram quais sementes elas acreditam que os pais estejam plantando na vida delas. E, em família, cada turma montou sua macieira!